Concurso PMERJ – Witzel confirma edital para 2020

Governador do Rio de Janeiro anuncia edital com 2 mil vagas para soldado da PMERJ

O governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, anunciou na última sexta-feira (29) a abertura de novo concurso PMERJ (Polícia Militar do Rio de janeiro). O certame está previsto para o início do próximo ano e irá oferecer 2 mil vagas para soldado.

O anúncio foi feito durante o lançamento do programa ”Segurança Presente”, na Barra da Tijuca, Zona Oeste da capital. Na ocasião, também foram apresentados 25 novos policiais selecionados do concurso de 2014, que passaram a integrar o 31º Batalhão da Polícia Militar.

 

Concurso PMERJ
Evento anuncia distribuição de novos efetivos da Policia Militar do Rio de Janeiro.

 

O concurso já está em fase de planejamento. Segundo Witzel, o edital tem o aval do coronel Márcio Basílio, subsecretario geral da Polícia Militar. Durante o evento, também foi anunciada a contratação de todos os aprovados no último concurso PMERJ, realizado em 2014.

“O coronel Basílio já me adiantou que não só serão chamados (os aprovados em 2014) para prestar o serviço como também lançaremos o edital no ano que vem para mais 2 mil novos policiais. É o nosso compromisso de recompor a Polícia Militar”, disse o governador.

Concurso PMERJ – Governo contrata 8 mil soldados

No início de setembro deste ano, Wilson Witzel anunciou a contratação de 8 mil policiais militares até 2021. De acordo com o governador, até o final do ano, 600 soldados terão concluído o curso de formação.

Witzel já havia adiantado a intenção de contratar 12 mil novos PMs até o final de seu governo, em 2022. Para atender tal promessa, o governo deverá abrir cerca de 9 mil vagas nos próximos três anos.

Segundo dados levantados, a corporação atualmente atual com um deficit de cerca de 30 mil policiais militares (efetivo atual: 7.380, efetivo ideal: 37.541 policiais).

“Até o final deste ano, entregaremos, dessas tropas que estão em formação. 600 policiais militares. Mas isso é apenas o começo. No ano que vem serão mais 4.000 policiais. Para 2021, mais 4.000 e até 2022 teremos recompletado a polícia militar com 12.000 soldados”, disse o atual governador do Rio de Janeiro.

 

Leia também:

Polícia Militar SP – Reajuste salarial passa a valer em 2020

CONCURSO PMERJ: ÚLTIMO CONCURSO

O último concurso da Polícia Militar do Rio de Janeiro, foi realizado no ano de 2013 contemplando 6.000 vagas, sendo 5.400 vagas para homens e 600 para mulheres. Escolaridade exigida: Ensino Médio.

A organizadora do certame foi a exatus promotores de eventos e consultoria em conjunto com a Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ). Os limites de idade eram: mínimo 18 anos e máximo 30 anos.

Durante o curso de formação os soldados recebem um salário de R$ 2.213,62, após formatura esse o valor passa a ser de R$ 3.452,55. Gozando ainda de auxílio-alimentação, assistência médica, odontológica e auxílio transporte.

CONCURSO PMERJ: ETAPAS

O concurso de 2014 contou com 7 etapas, sendo elas:

  • Prova objetiva e discursiva;
  • Avaliação psicológica;
  • Exame antropométrico;
  • Teste de aptidão física;
  • Exame toxicológico;
  • Exame médico;
  • Investigação Social e documental.

O Teste de Aptidão física contou com os seguintes exercícios:

Masculino – Tração na Barra Física (02 repetições), abdominal tipo remador (35 repetições), corrida de 12 minutos (2.200 metros).

Feminino – Flexão de braço e antebraços (15 repetições), abdominal tipo remador (25 repetições) e corrida de 12 minutos (1.800 metros).

As provas objetivas e discursiva possuem caráter eliminatório e classificatório, os candidatos tiveram 5 horas para responder 40 questões. Na seguinte ordem:

  • 10 questões de Língua Portuguesa;
  • 5 questões de História;
  • 5 questões de Geografia;
  • 5 questões de Sociologia;
  • 5 questões de Informática;
  • 5 questões de Legislação de trânsito
  • 5 questões de Direitos Humanos.
  • Além da redação (Foram corrigidas, redações de candidatos aprovados na prova objetiva até o limite de 5 vezes o número de vagas oferecidas).

Preparação para Carreiras Policiais: Assinatura Policial.

Assinatura policial
Confira nossa Assinatura Policial e se prepare para o Concurso PMERJ.

Quer iniciar uma preparação de qualidade para esse concurso?

Conheça nossa Assinatura Policial, com ela o aluno tem acesso a todos os cursos onlines policiais, inseridos na nossa plataforma, por um período de 12 meses. São cursos em videoaulas, material de apoio, simulados, sem limite de visualização nas aulas e professores especialistas em aprovação.

Saiba sobre nossos cursos, pelos canais de atendimento: (47) 98813-1174, (47) 99680-4311, (47) 99703-5381 ou (47) 9674-5847.

Visite nosso site, nos siga no facebook e no instagram e fique ligado em nosso canal no Youtube para saber tudo sobre os concursos de carreira policial do Brasil.

Compartilhe
Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter

8 Comentários

    1. Olá,Creuzelir Ventura.
      Agradecemos o seu comentário.
      Em resposta, acreditamos que o próximo concurso (previsto ainda para o ano de 2020) seria improvável. Contudo, recomendamos ficar atenta as movimentações dos concursos da PMERJ.
      Conte sempre conosco. =)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *