Concurso PM BA e CBM BA tem edital oficialmente suspenso

Concurso pm ba suspenso! Liminar indica falhas no edital e determina suspensão após as provas

Concurso pm ba suspenso! O concurso para a Polícia Militar e para o Corpo de Bombeiros da Bahia foi oficialmente suspenso devido a falhas no edital. O comunicado de decisão foi divulgado pela Secretaria de Administração do Estado nessa quarta-feira (12).

A decisão do Tribunal de Justiça, proferida pela desembargadora Dinalva Gomes, atende ao mandado de segurança coletivo impetrado pela Defensoria Pública do Estado.

Dentre os pontos questionados estão: a exigência de exames ginecológicos invasivos, a impossibilidade de remarcação do Teste de Aptidão Física para gestantes, a desproporcionalidade das vagas quanto ao gênero e o momento da comprovação da idade máxima. Confira a liminar na íntegra AQUI.

 

Concurso PM BA suspenso! Entenda o caso

O concurso para a Polícia Militar e para o Corpo de Bombeiros Militar do Estado da Bahia foi organizado pelo Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC), e teve as provas objetivas aplicadas no dia 19 de janeiro. A decisão que suspende o certame foi assinada ainda no dia 16 de janeiro, mas só nessa terça-feira (12) o comunicado foi divulgado pela Secretaria de Administração do Estado.

A decisão, proferida pela desembargadora Dinalva Gomes Laranjeira Pimentel, não invalida as provas realizadas, uma vez que determina a suspensão após a realização das mesmas. Os gabaritos estão disponíveis para consulta no site da banca IBFC.

A suspensão fica determinada até o julgamento final do mérito ou modificação da decisão judicial de tal decisão. De acordo com a desembargadora, o edital fere os direitos dos candidatos, bem como os princípios constitucionais da isonomia, razoabilidade, proporcionalidade e dignidade da pessoa humana.

O edital trouxe 1.000 vagas para Soldado da PM e 250 para Soldado do CBM. Ao todo, o concurso recebeu mais de 112 mil inscrições. No entanto, mais de 20% dos candidatos não compareceram para a realização das provas, sendo automaticamente excluídos do certame.

 

Leia também:

Concursos PM – São mais de 49,4 mil vagas em todo o país!
Concurso PM SP – Mais de 5.600 vagas autorizadas!

 

Conteúdo programático

As provas objetivas, compostas por 80 questões, cobraram os seguintes conteúdos:

  • Língua Portuguesa;
  • Raciocínio Lógico Matemático;
  • Atualidades;
  • Informática;
  • Conhecimentos Específicos;
  • Ciências Naturais (apenas Bombeiros);
  • História e Geografia do Brasil (somente para PM).

A prova discursiva foi composta por uma redação valendo 100 pontos. As duas provas são de caráter classificatório e eliminatório.

 

Próximas fases

  • Avaliação Psicológica;
  • Exames Médicos-Odontológicos;
  • Teste de Aptidão Física;
  • Exame de Documentação;
  • Investigação Social.

Resumo do concurso PM Bahia

Status: SUSPENSO
Banca organizadora: IBFC
Vagas: 1.250
Cargos: Soldado
Remuneração: Entre R$ 1.795,73 e R$ 3.410,68
Requisitos: Nível Médio
ACESSE O EDITAL

 

SAIBA MAIS SOBRE…

Concurso PC DF – Editais terão 2.100 vagas para escrivães e agentes em 2020
Polícia Penal – Certames previstos pra 2020

 

Preparação para Carreiras Policiais: Assinatura Policial

Concurso pm ba suspenso! Assinatura policial
Confira nossa Assinatura Policial e se prepare para os concursos da Carreira Policial.

 

Quer iniciar uma preparação de qualidade para esse concurso?

Conheça nossa Assinatura Policial, com ela o aluno tem acesso a todos os cursos onlines policiais, inseridos na nossa plataforma, por um período de 12 meses. São cursos em videoaulas, material de apoio, simulados, sem limite de visualização nas aulas e professores especialistas em aprovação.

Saiba sobre nossos cursos, pelos canais de atendimento: (47) 98813-1174, (47) 99680-4311, (47) 99703-5381 ou (47) 9674-5847.

Visite nosso site, nos siga no Facebook e no Instagram e fique ligado em nosso canal no Youtube para saber tudo sobre os concursos de carreira policial do Brasil.

Compartilhe
Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter

2 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *