Como Controlar o Nervosismo na Prova de Concurso Público

Aprenda como controlar o nervosismo na prova de concurso público e evite o esquecimento. Ir mal na prova e colocar em risco toda sua preparação por causa do “Deu Branco”, não dá!

Atenção Concurseiro: O início da leitura desse artigo, faz necessário te explicar o que é Nervosismo, no sentido conceitual da palavra, embora parecer óbvio. Aprender como controlar o nervosismo, necessita entendê-lo primeiramente.

Como controlar o nervosismo na hora da prova de concurso público

Pois bem…

Segundo o dicionário, Nervosismo é um estado de perturbação do sistema nervoso que em nós, seres humanos, muita das vezes é motivado pela projeção de um sofrimento antecipado ou uma preocupação pelo o que ainda não aconteceu.

No seu caso, aquela prova do concurso que está chegando.

São muitas as variáveis que podem te deixar nervoso no dia da prova e acabar forçando aquele famoso “Deu Branco”. É muito comum ouvir relatos que o candidato não conseguiu se concentrar devidamente e errou questões por desatenção na leitura e ao refazer, em um segundo momento, obteve êxito.

Talvez você já tenha passado por isso!

O que quero te dizer é que seja por pressão familiar, insegurança de não dar certo e fracassar ou o medo de mais uma reprovação (fatores que mexem com o seu sistema nervoso), que através desse artigo, vou te ajudar a lidar com tudo isso.

É muito importante você saber que sentir aquele frio na barriga no dia ou dias próximos a prova é perfeitamente normal e pode acontecer com todo mundo (inclusive com os mais experientes), porém o que você precisa ficar alerta é que em um estágio exagerado isso pode colocar em risco toda a sua preparação.

Por isso que durante esse artigo, reuni informações bem completas para te informar sobre tudo que o nervosismo pode causar, os principais motivos que te coloca nesse estado e o principal: como controlar o nervosismo na hora da prova e vencê-lo.

O QUE CAUSA NERVOSISMO NA HORA DA PROVA?

É intuitivo dizer que nossos pensamentos são os principais responsáveis por nos deixar nervosos (também existem fatores externos como: chegar atrasado para a prova e situações de conflitos e desesperos, mas não vamos nos aprofundar nesse contexto), por isso, pensar coisas negativas no dia e na hora da prova só aumentará suas chances de ficar nervoso.

Portanto, ao pensar que não será aprovado, troque o pensamento e já imagine você assinando sua nomeação.

O medo da reprovação é letal para o seu sistema nervoso, na hora da prova. Trazer à tona pensamentos como “deveria ter estudado mais. Não vou conseguir!”, “Já reprovei anteriormente, não terei chances agora!” só vai te tirar o foco da solução e colocar no problema. Pense apenas no momento presente e busque esquecer as lamentações.

Atenção a essa informação: Momentos de Tensão são traiçoeiros! Nossa mente pode criar armadilhas como forma de impulsos desesperados de uma situação, a fim de acabar logo com ela. Pensar em um futuro colocando uma dose exagerada de pressão só vai gerar mais nervosismo e medo. Fique atento, não deixe que sua mente te iluda.

como controlar o nervosismo NA HORA DA PROVA?

Quando o assunto é nervosismo na hora da prova, o seu grande desafio Concurseiro, está aqui!

Até esse momento, você já leu diversas informações que te coloca em posição de alerta quanto ao assunto. Mas a grande pergunta aqui é: Como vou lidar com aquela tremedeira nas mãos? Aquele aperto no peito? O frio na barriga? Aquela vontade louca de roer as unhas?

Pois bem, eu te conto. Você sabia que o estado mental é intimamente relacionado a respiração? Isso mesmo!

Uma pesquisa da Universidade de Stanford, conseguiu comprovar essa relação por meio da identificação de células nervosas no tronco cerebral que conecta a respiração a determinados estados mentais. Isso quer dizer que ao estarem nervosos respiram-se mais rapidamente e quando estão calmos, respiram-se mais profundamente.

A prática de exercícios de respiração (como o gif a seguir) é super indicada para os momentos de tensão e nervosismo, na hora da prova. O Dr. Robert Duff, autor do livro Auto-Ajuda hardcore F**k Ansiedade (tradução livre), desenvolveu um exercício em formato de GIF que vai te ajudar bastante a controlar sua respiração e te manter calmo.

Exercício para controlar o nervosismo na hora da prova
Pratique o exercício e aprenda a como controlar o nervosismo na hora da prova.

Para uma preparação mais consistente e madura, recomenda-se a prática do método de YOGA que é responsável por ajudar no controle da respiração e na meditação. No dia da prova, antes de começar, separe 10 minutos para controlar sua respiração. Inspire lentamente e expire no dobro de tempo.

ESTRATÉGIAS BÔNUS PARA VENCER O NERVOSISMO NA HORA DA PROVA

– Se Autoconhecer!

Saber a origem dos seus sentimentos e conseguir identificá-los como negativos e positivos, sabendo como agir em cimas deles, é fundamental para vencer o nervosismo. Dessa forma você consegue estabelecer hábitos de prevenção e reconhecer os seus limites.

Isso te colocará em vantagem a muitos concorrentes, no dia da prova!

– Conhecimento Prévio do Dia da Prova.

Busque a prática constante de simulados. É importante você separar momentos, em sua preparação, que se assemelhe ao momento exato da prova e se coloque diante de situações que possam acontecer no grande dia.

Fazer simulados próximos a locais de circulação constante, resolver os simulados de acordo com as características da banca organizadora do seu concurso e se for o caso, providenciar um kit lanche (com água e biscoito/bolacha) para acompanhar a feitura do simulado. 

Por hora é isso Concurseiro!

Executando tudo o que foi passado nesse post, não restam dúvidas que você estará bem preparado quando aquele friozinho na barriga bater. Tenho certeza que o controle do seu nervosismo estará em suas mãos e o medo de “Dar Branco” naquela questão vai diminuir, se não, desaparecer.

Espero que esses ensinamentos possam ajudar ainda mais a sua preparação.

Caso ainda tenha interesse em mais assuntos sobre uma boa preparação para concursos, aconselho a ler outro post que fiz aqui no blog falando sobre, 5 Ladrões de Tempos que roubam a sua Produtividade.

Comente também sua opinião sobre esse artigo, ficarei honrado em responder e ler sua opinião.

Se esse post te ajudou compartilhe em suas redes sociais e nos acompanhe pelo Facebook, Instagram e Youtube.

Compartilhe
Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter