APROVAÇÃO: Nunca Desista!

Nunca desista! Saiba por que milhares de candidatos de concursos desistem e abandonam seus objetivos por não saberem lidar com os obstáculos da jornada concurseira.

Nunca desista da sua Aprovação
Nunca desista da sua Aprovação! Entendo o que fazer.

Nunca desista! No último concurso da Polícia Federal (2018), 34.952 candidatos, não compareceram para a feitura da Prova. Já no certame da Polícia Rodoviária Federal (2018), foram 27.904 abstenções, conforme divulgado pela banca organizadora.

Caso você começou a estudar para concurso agora ou ainda está considerando a ideia de iniciar sua preparação, me arrisco a dizer que você olhou para esses números e pensou: “Nossa que povo louco!” ou então “Caramba. A concorrência não é tão acirrada como dizem.”

Mas não é bem por aí!

Vou considerar que você, estudante da carreira policial, nesse momento ativou o seu instinto investigativo e foi além disso. Antes de tirar conclusões precipitadas, você se perguntou: “Nossa. Mas qual será o real motivo, por trás, desses números significativos de abstenções?”

Seria precipitação da minha parte, apontar apenas um ou dois, motivos dessa estatística. Por isso, procurei trazer nesse artigo alguns fatores que atingem diretamente o estado emocional de todo Concurseiro e são responsáveis por criar dúvidas quanto a capacidade de alcance dos objetivos e acabam causando a famosa desistência.

É importante ler atentamente esse artigo para saber exatamente o que te espera nessa jornada de concursos públicos e já ciente das armadilhas, trace suas estratégias para driblar os obstáculos e não ser mais um nessa estatística.

Esse artigo vai te ajudar nessa missão!

Vou te revelar a grande sacada desse assunto e mostrar que se você chegou até aqui, esse artigo fará a diferença na sua preparação. Veja só…

O que leva, a Desistência, nas Provas?

Grande parte dos fatores que levam a desistência dos candidatos nos concursos públicos, estão diretamente ligados a dois principais pilares: O Estado de Motivação e a Capacidade de Organização do candidato.

Exatamente isso que você leu! Por isso afirmo novamente: Nunca desista da sua Aprovação.

Motive-se e permaneça organizado com sua rotina de estudo que ao se deparar com a dificuldade, você estará forte o suficiente para não querer “jogar tudo pro alto”, na primeira dificuldade.

Motivação: Mantenha-se Motivado!

Motivação é um assunto muito estudado na área da psicologia (caso queira se aprofundar no assunto, recomendo esse artigo da Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva), o que te interessa entender nesse momento é que motivação é um impulso que faz as pessoas agirem para atingir seus objetivos.

Ter consciência e compreender os fenômenos emocionais, biológicos e sociais que mexem com você, facilita a criação de estratégias que te motive e afaste o desejo de desistir do concurso, principalmente, quando a rotina tiver te causando exaustão, quando a sensação de “não se sentir merecedor do seu objetivo”, bater ou até quando os resultados positivos não chegaram no tempo que você esperava.

É a busca por um salário melhor; O reconhecimento pelo cargo dos sonhos; O proporcionar uma qualidade de vida melhor para a família.

Seja lá, qual for o motivo, você deve buscar razões para continuar dando o melhor de si e se alimentar disso, sempre que possível.

Para te ajudar nessa missão, recomendo a leitura do artigo: DECISÕES: Entenda como todo Concurseiro toma Decisões Erradas. Nunca desista!

Organização: Organize seus Estudos!

Muitos candidatos desistem de fazer a prova do concurso público, simplesmente por acreditarem que realizou uma preparação de forma bagunçada. Isso é muito comum!

Talvez você já tenha pensado, na véspera de uma prova, em não ir fazê-la porque se sentiu incapaz (despreparado).

Caso você se identificou com a situação acima, tenha calma. Não acontece só com você! O motivo desse lapso de desespero é a falta de organização na sua preparação.

Planejar, definir e seguir a risca sua jornada de estudos é crucial para evitar decisões desesperadas, como desistir do concurso na véspera da prova. Por isso, aconselho (caso esteja iniciando agora ou a pouco tempo) inicialmente, traçar seus objetivos de aprovação, definir suas metas de estudos de acordo com sua rotina, evitar as distrações e manter-se persistente e constante.

Para te ajudar nessa missão, recomendo a leitura do artigo: Técnicas de Estudo: 3 Hábitos para Potencializar qualquer Técnica de Estudo.

Nunca desista: Pra Concluir…

Agora que você já compreendeu os fatores que realmente podem te levar a abandonar seus objetivos e aprendeu como lidar com cada um deles ficou um pouco mais fácil visualizar o real cenário da preparação para concursos públicos.

Meu objetivo nesse artigo, não é passar um universo de ilusão e sim mostrar que conhecendo realmente o seu “campo de batalha”, você terá mais chances de vencer a guerra.

Portanto, a partir de agora, você tem a noção de que ser aprovado em concursos público não é moleza, porém com foco no seu objetivo e persistência você consegue.

Caso ainda tenha interesse em mais assuntos sobre uma boa preparação para concursos, aconselho a ler outro post que fiz aqui no blog falando sobre os 5 Ladrões de Tempos que roubam a sua Produtividade.

Comente também sua opinião sobre esse artigo, ficarei honrado em responder e ler seu comentário.

Se esse post te ajudou compartilhe em suas redes sociais. E aproveite para nos acompanhar no Facebook, Instagram e no Youtube.

Compartilhe
Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter

3 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *