Vantagens na comparação da carreira pública em relação ao setor privado

Muitos brasileiros sonham em ingressar em uma carreira pública. Estabilidade, permanência no mercado de trabalho, maior salário inicial, possibilidade de ascensão profissional e uma série de vantagens e benefícios diferenciados motivam a carreira pública. Confira as principais vantagens da carreira pública:  

 


Estabilidade

A estabilidade na carreira pública, garantida pela Constituição Federal, é uma das vantagens mais atrativas no setor público.

No funcionalismo público o trabalhador só pode ser exonerado após processo administrativo e sentença judicial e no caso de descumprimento grave do Estatuto ou Regimento, correspondente ao seu cargo e instituição. Já nos cargos regidos pela CLT, a demissão sem justa causa é autorizada, desde que os encargos para tal sejam pagos.

Salário e carga horária

Na maioria dos cargos, os salários iniciais de um concursado são atrativos e vantajosos se comparado a iniciativa privada.

Existem diversos tipos de concursos públicos em que, quanto maior a qualificação do candidato, maior o valor do salário inicial. As pessoas que possuem apenas o diploma de ensino médio, por exemplo, podem chegar a ganhar mais de R$ 8 mil mensais, o que raramente acontece no setor privado.

O funcionário público possui uma carga horária fixa, determinada no edital do concurso.

No setor, raramente são exigidas horas extras, o que difere da realidade dos empregados da iniciativa privada.

Com a carga horário mais organizada, o funcionário público também ganha mais qualidade de vida, mais tempo com a família, possibilidade de planejamento da rotina, de praticar hobbies e esportes.

 

Dispensa de experiência prévia

Na iniciativa privada quase todos os processos seletivos incluem a experiência prévia entre os requisitos para a aprovação para as próximas etapas.

Isso acontece até mesmo no recrutamento trainee — que é um programa adotado por muitas companhias de grande porte para treinar graduandos. Já na iniciativa pública, isso não ocorre com a mesma frequência nos editais.  Independentemente da idade ou da experiência profissional prévia, qualquer pessoa pode se candidatar a uma vaga nos órgãos públicos. Nos concursos de nível superior, exceto em algumas carreiras, não se exige formação especifica.


Ascensão e progressão profissional

Os funcionários públicos têm garantido alguns sistemas de promoção de cargos e salários e progressão por tempo de serviço. Na maioria das instituições, vigoram processos de avaliação de competência como critério para a ascensão profissional.

Em muitos casos, a realização de cursos ou de outros processos de aprimoramento profissional representa aumento ou gratificação salarial, independente da mudança ou não de cargo.

Além dos direitos comuns a todos os trabalhadores formais previstos na CLT, o servidor também recebe adicional por tempo de serviço. O benefício acontece com um aumento percentual sobre o salário de acordo com o número de anos trabalhados, sendo que quanto maior o tempo, mais o alto o percentual.

 Se você quer prestar concursos públicos para carreira policial e não sabe como começar a se preparar, conheça a RB Carreiras Policiais. A revolução dos estudos para PRF e PF começou! Vai ficar de fora dessa oportunidade?

 



 

 

Comentários

Postagens mais visitadas